Alguém duvida de que o aclamado cafezinho seja uma preferência nacional? O Brasil, maior produtor e exportador de café, é o segundo consumidor global do produto, atrás dos Estados Unidos, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
O fato é que o pretinho de todas as manhãs está sempre envolto em polêmicas. Uma hora ele faz bem, traz inúmeros benefícios; outra hora surgem rumores de que a ingestão pode fazer mal. Mas a maioria das pesquisas confirma seus benefícios.
O que define melhor o dilema é a quantidade ingerida. De acordo com pesquisas, o consumo moderado – segundo a Abic é de três a quatro xícaras por dia – inibe o envelhecimento, protege o organismo de doenças como Mal de Parkinson, enfarte e colesterol ruim.
O café tem substâncias que vão além da cafeína. Cada grão possui uma grande variedade de minerais, como potássio, ferro e cálcio, e uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3). Por isso, não precisa deixar de fazer aquele cafezinho coado e de sentir aquele aroma prazeroso. Consuma de forma moderada e dê mais alegria a seus dias.