Um café da manhã completo tem que ter de praxe um pãozinho francês quentinho, ou aqueles de forma para fazer um belo de um sanduíche, não é mesmo? O pão é um alimento que faz parte do cardápio diário, por ser fonte de carboidrato e proteína, além de conter fibras e antioxidantes.
Na seção de pães do supermercado ou da padaria sempre tem em exposição uma variedade grande de tipos e formatos, sempre com algumas novidades. Integral, centeio, pão preto, com iogurte, linhaça, 9 e 12 grãos são alguns dos tipos.
Na hora pode passar pela mente: qual o mais saudável? Nutricionistas explicam que cada tipo de pão tem seu próprio benefício. O farelo do pão de centeio reduz o risco de câncer e colabora para o bom funcionamento do intestino. Uma fonte de ômega-3 e poderoso antioxidante é o de linhaça.
O pão de aveia tem a substância beta-glucana, que reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e é bom para o intestino. O pão preto é um dos mais procurados para manter o corpo e a dieta, mas é necessário ter alguns cuidados, principalmente os diabéticos, pois a coloração escura é feita com o uso do açúcar; no entanto, o farelo de trigo contido auxilia no funcionamento do organismo. Um dos mais consumidos é o light, que reduz em até 25% a quantidade de sal ou de calorias. Vai depender do que indica a embalagem.
Os pães de grãos (7, 9 e 12) se diferenciam pela quantidade de fibras. Vale uma dica: os integrais são mais calóricos que os lights; porém, têm mais propriedades essenciais para a saúde e a saciedade é maior, o que ajuda quem quer emagrecer.
Fique atento ao rótulo. Os melhores são os que têm menor quantidade de sódio e sem gordura trans.
Você percebe que não é preciso deixar de comer pão? Sempre tente variar entre os que mais oferecem benefícios. Sua saúde agradece!