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Pão de cada dia
Em 28 de janeiro de 2014

Um café da manhã completo tem que ter de praxe um pãozinho francês quentinho, ou aqueles de forma para fazer um belo de um sanduíche, não é mesmo? O pão é um alimento que faz parte do cardápio diário, por ser fonte de carboidrato e proteína, além de conter fibras e antioxidantes.



Na seção de pães do supermercado ou da padaria sempre tem em exposição uma variedade grande de tipos e formatos, sempre com algumas novidades. Integral, centeio, pão preto, com iogurte, linhaça, 9 e 12 grãos são alguns dos tipos.



Na hora pode passar pela mente: qual o mais saudável? Nutricionistas explicam que cada tipo de pão tem seu próprio benefício. O farelo do pão de centeio reduz o risco de câncer e colabora para o bom funcionamento do intestino. Uma fonte de ômega-3 e poderoso antioxidante é o de linhaça.



O pão de aveia tem a substância beta-glucana, que reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e é bom para o intestino. O pão preto é um dos mais procurados para manter o corpo e a dieta, mas é necessário ter alguns cuidados, principalmente os diabéticos, pois a coloração escura é feita com o uso do açúcar; no entanto, o farelo de trigo contido auxilia no funcionamento do organismo. Um dos mais consumidos é o light, que reduz em até 25% a quantidade de sal ou de calorias. Vai depender do que indica a embalagem.



Os pães de grãos (7, 9 e 12) se diferenciam pela quantidade de fibras. Vale uma dica: os integrais são mais calóricos que os lights; porém, têm mais propriedades essenciais para a saúde e a saciedade é maior, o que ajuda quem quer emagrecer.



Fique atento ao rótulo. Os melhores são os que têm menor quantidade de sódio e sem gordura trans.



Você percebe que não é preciso deixar de comer pão? Sempre tente variar entre os que mais oferecem benefícios. Sua saúde agradece!

 
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