Já ouviu falar em alimentos vivos? Sabe quem são? São os brotos.
Eles não são muito populares mas, apresentam um papel muito importante na saúde e na alimentação das pessoas.
São riquíssimos em enzimas, vitaminas e minerais, tanto que iniciam a germinação sem precisar extrair nutrientes do solo. É interessante dizer que durante o processo de germinação, os carboidratos complexos e as proteínas são convertidas em formas mais fáceis de serem digeridas. São pouco calóricos e também, fonte de fibras.
Seus nutrientes se mantêm intactos até o momento que começam a ser mastigados, diferente dos demais vegetais que já começam a perder nutrientes a partir do momento que são retirados da terra.
As enzimas, encontradas nos brotos, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, uma vez que estão envolvidas em todas as ações e reações químicas e mecânicas do corpo. Sem elas, não há absorção adequada de nutrientes e todas as funções metabólicas se desaceleram, envelhecendo o corpo e deixando-o mais vulnerável a doenças.
Os brotos ativam o sistema imunológico na proteção contra: o envelhecimento, o câncer, os problemas cardíacos e a obesidade.
Você pode colocar ele em lanches, wraps, torradas, sopas, cozidos, no macarrão integral, fazer saladas e até vitamina com eles.
Os brotos são alimentos vivos e fonte de energia, vitalidade e saúde.
Nunca provou? Lembre desses benefícios a saúde na sua próxima ida ao mercado e leve-os para casa.