A CLINICA MÉDICA é uma especialidade médica soberana responsável pelo diagnóstico e tratamento de quadros sintomáticos envolvendo diversos órgãos.
Objetivamente, todo paciente que apresente sintomas de doenças deve – primeiramente – escolher um CLINICO GERAL. Nessa especialidade, o profissional tem uma visão abrangente do quadro clínico do paciente e, quando necessário, poderá encaminhar à opinião e tratamento de especialistas de outras áreas.
Dentre as múltiplas atividades médica do CLINICO GERAL envolvem:
* Estudo, pesquisa científica, orientação e tratamento dos pacientes
* Coordenação – regular e periódica - de exames de saúde
* Diagnóstico e tratamento da maior parte das doenças
* Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos
* Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, (em patologias raras e múltiplas) juntamente com a participação de outros especialistas, se necessário;
* Integração de dados clínicos e exames complementares, fruto da observação dos pacientes, junto com outros especialistas, se necessário.
O CLÍNICO GERAL é quase sempre o primeiro elo entre o paciente e o sistema de saúde e demais especialistas.
Geralmente é o primeiro especialista que as pessoas buscam e, por este motivo, tem uma visão global de todos os tipos de problemas de saúde que atingem as pessoas, independente de idade ou sexo.
O CLINICO GERAL é o primeiro recurso polivalente (que abrange conhecimento de todas as áreas da Medicina) e que estabelece os contatos necessários, para encaminhar o paciente a outros especialistas, pelo caráter generalista que a sua prática diária proporciona.
Em resumo: O exercício da CLINICA MÉDICA trabalha simultaneamente com as dimensões física, psicológica, social, cultural e existencial para que a intervenção seja eficaz para o bem-estar mental e “qualidade de vida” do paciente. LEIA MAIS